O serviço da Paggo de uso do celular como cartão de crédito foi estendido para qualquer cartão Mastercard/Ourocard emitido pelo Banco do Brasil. Antes, estava limitado a portadores do cartão co-branded da Oi nessa mesma bandeira. O pagamento via celular, contudo, ainda se restringe a assinantes da operadora. Para ter acesso ao serviço, o cliente da Oi que tiver um cartão Mastercard/Ourocard precisa se dirigir a um terminal de autoatendimento do Banco do Brasil e cadastrar sua linha telefônica, associando-a ao cartão. O serviço será estendido à bandeira Visa até o fim do ano.

Tecnicamente, o serviço funciona no Brasil inteiro, pois toda a rede de adquirência da Cielo já foi adaptada para aceitá-lo. Mas a Paggo decidiu concentrar inicialmente em Fortaleza o seu esforço de divulgação. A ideia é fazer da capital cearense o seu principal laboratório de campo e avaliar os resultados por lá antes de promover o serviço em outras praças. A partir de sexta-feira, 5, a empresa começará uma intensa campanha de marketing na cidade, com mídia indoor e outdoor. Foram contratados 100 promotores para visitarem diariamente lojas de Fortaleza e ensinarem os lojistas a operar o sistema, que funciona em qualquer máquina da Cielo. A meta é ter 30 mil estabelecimentos comerciais na cidade aceitando pagamentos via celular ainda este ano – todos eles devidamente "sinalizados", ou seja, decorados com adesivos com a marca do serviço. Serão feitas "blitzes" com os promotores de rua em rua, nas principais regiões comerciais da capital cearense.

Como funciona

Ao atrelar seu cartão de crédito à sua linha celular, o consumidor não precisa mais levar o cartão de plástico na carteira. Em vez de fornecê-lo ao lojista no ato de pagamento, informa o seu número telefônico, recebendo em seguida uma mensagem na tela do celular com o valor da compra e solicitando a digitação da senha. Isso viabiliza o pagamento de contas à distância e confere mais segurança também para o comércio eletrônico, pois dispensa a inclusão dos dados do cartão em um website.

A Paggo é uma joint-venture controlada pela Oi e pela Cielo. Além do Banco do Brasil, já tem contrato com outro banco emissor de cartões, que deve lançar o serviço de pagamento móvel no ano que vem e cujo nome ainda não pode ser revelado. Há também negociações em curso com outras operadoras móveis.