Recife será a primeira capital do Brasil a contar com um serviço de compartilhamento de carros elétricos, algo que já acontece em algumas cidades da Europa. A partir de novembro, a capital pernambucana será palco de um projeto piloto coordenado pela Serttel, desenvolvedora local que é responsável por uma série de iniciativas envolvendo tecnologia e mobilidade, incluindo o aluguel de bicicletas públicas em São Paulo e no Rio de Janeiro.

O conceito de "car sharing" é bem parecido com aquele adotado com as bicicletas do Bike Rio e Bike Sampa. Mas em vez de bicicletas, o que se compartilham são carros elétricos, alugados para deslocamentos curtos. Como a regulamentação dos carros elétricos para o consumidor ainda não foi feita no Brasil, o início do projeto será realizado com carros convencionais. “Esperamos que os carros elétricos sejam homologados no ano que vem”, estima Angelo Leitte, presidente da Serttel. O acesso será feito por um aplicativo no smartphone, da mesma forma que funciona com as bikes. “O car sharing foi pensado para que o cidadão evite usar seu próprio carro. É para incentivar o uso modal dos transportes na cidade”, explica Leitte.

Através do smartphone, o usuário conseguirá reservar um carro, retirá-lo em uma das estações – localizadas em pontos estratégicos da cidade – e devolvê-lo em outra estação ao final do período. No projeto piloto, serão usados carros convencionais pequenos, com capacidade para acomodar duas pessoas. Serão três estações com um veículo cada, além de cinco áreas reservadas para estacionamento. “Como o piloto será realizado no Porto Digital (pólo tecnológico localizado em uma ilha da capital), que tem uma área de circulação relativamente pequena, o tempo máximo de uso do carro será de 20 minutos. Mas em um projeto maior na cidade, esse tempo deve aumentar para 45 minutos, uma hora”, diz Leitte. O executivo prevê que uma média de cinco a dez pessoas utilizem o mesmo carro em um dia.

Ainda é necessário planejar os detalhes do serviço, regras, tarifas, rastreamento e seguro dos veículos. Após os testes em Recife, a empresa vai conversar com as prefeituras de algumas cidades. Também está no planejamento da Serttel negociar vagas exclusivas para esses veículos com cada prefeitura.