A Motorola lançou a Moto Care Proteção, uma oferta de seguros para smartphones da marca. Através do site criado para o serviço, o consumidor pode contratar online uma das três opções de seguro oferecidas: 1) roubo ou furto qualificado; 2) quebra acidental ou derramamento de líquido; 3) roubo ou furto qualificado, quebra acidental e/ou derramamento de líquido.

Para contratar o seguro é preciso que o aparelho tenha sido comprado há no máximo 45 dias. O pagamento é mensal e debitado do cartão de crédito. Os preços variam de acordo com o modelo do aparelho e o seguro escolhido. A proteção contra roubo para o Moto E DTV, por exemplo, sai a R$ 9,93/mês, enquanto o mesmo seguro para o Moto X Force de 64 GB custa R$ 66/mês. A cobertura vale por 12 meses. Os seguros são vendidos em parceria com a Axa Seguros.

Uma curiosidade: não há oferta de seguro contra quebra acidental para o Moto X Force, o aparelho de tela ultrarresistente. Ou seja: a Motorola confia mesmo na durabilidade da sua tela.

Análise

Em tempos de queda de vendas de handsets no Brasil por causa da crise econômica, a criação de novas fontes de receita é importante para os fabricantes. E justamente neste período em que o consumidor está levando mais tempo para trocar de smartphone vem crescendo a procura por seguro de aparelhos. Esse tipo de oferta costuma partir mais das operadoras e dos varejistas, mas nada impede um fabricante de explorar o mesmo filão.