A Telefônica pretende trazer para o Brasil em 2018 a sua plataforma de inteligência artificial e assistente virtual, a Aura. Uma das primeiras aplicações em estudo é a gestão de redes WiFi por meio de comandos de voz. “O usuário vai poder pedir: Aura, conecte o usuário tal que está chegando aqui em casa'. Ou então: Aura, não permita que meus filhos usem o WiFi de tarde porque deveriam estar estudando”, exemplificou o CEO da Vivo, Eduardo Navarro.

A Telefônica está trabalhando com diversas empresas de Internet para integrar serviços à Aura. A ideia é que a assistente funcione quase como uma ferramenta nativa do Android. “Existe esse mito de que somos inimigos do Facebook ou do Google”, comentou.

IoT

Sobre Internet das Coisas (IoT), a Vivo pretende escolher alguns segmentos para os quais desenvolverá soluções específicas. Os mais cotados são  gestão de frotas, smart cities e gestão de energia. “Oferecer somente a conectividade não é uma opção, porque a margem é muito baixa”, explica o CEO da Vivo.