O volume mundial de downloads nas lojas de aplicativos App Store e Google Play cresceu 10% na comparação ano a ano, e devem chegar 31 bilhões de instalações no terceiro trimestre de 2019. A estimativa da App Annie divulgada nesta quinta-feira, 3, aponta Brasil e outros países emergentes (como China, Índia e Indonésia) como destaques que puxaram o avanço nos marketplaces de Google e Apple.

A Google Play responde pela maior parte dos downloads (23 bilhões) e cresceu 10%, enquanto a App Store manteve-se estável em instalações (8 bilhões). Com isso, o Google ampliou a diferença em downloads ante a Apple para 175%.

É game ou não é?

Considerando o recorte sem jogos, a App Annie informa que o crescimento foi mais forte em aplicativos Android de quadrinhos, finanças e de carros. Contudo, chama a atenção que alguns desses apps têm função de jogos entre os 20 mais baixados, como o Gun Strike – Shooting Games. Por sua vez, as principais categorias da App Store são de compras, comidas e bebidas, e saúde e bem-estar.

Na separação por apps, o TikTok passou o WhatsApp e ficou em terceiro entre os apps mais baixados, somando as duas lojas. No ranking, Facebook Messenger lidera em downloads e o Facebook aparece logo em seguida. Outro destaque desse ranking é o FaceApp, que figurou entre os dez apps mais baixados pela primeira vez em um trimestre desde a sua criação, em 2017.

MAUs

Entre os apps com mais usuários ativos mensais (MAUs) não há mudanças. O Facebook tem um amplo domínio com seus quatro principais entre os cinco mais baixados: WhatsApp, Facebook, Facebook Messenger e Instagram.