App Store e Google Play

Gráfico da Sensor Tower sobre as receitas de App Store e Google Play na comparação com 2019

App Store e Google Play geraram globalmente uma receita de US$ 111 bilhões em compras in-app, assinaturas e downloads de apps premium. De acordo com os dados preliminares da Sensor Tower Intelligence, a receita da App Store chegou em 2020 a US$ 72,3 bilhões, um aumento de mais de 30% na comparação ano a ano. Em 2019, a loja da Apple havia movimentado US$ 55,5 bilhões. Como nos anos anteriores, a App Store teve faturamento maior que a Google Play, cujo crescimento também esteve em 30% na comparação com o ano passado, passando de US$ 29,7 bilhões (2019) para US$ 38,6 bilhões (2020). A receita da App Store é 87,3% maior que a Google Play.

Downloads de novos apps

App Store e Google Play

Gráfico da Sensor Tower que compara a quantidade de aplicativos baixados em 2019 e em 2020

Juntas, App Store e Google Play registraram 142,8 bilhões de downloads no ano passado, um aumento de 23,7% em relação a aproximadamente 115,5 bilhões em 2019. Isso é cerca de 14 pontos percentuais a mais do que o crescimento ano a ano experimentado por ambas as lojas no ano anterior. Foram 34,3 bilhões de downloads na App Store e 108,5 bilhões na Google Play.

Entretenimento

Os gastos em aplicativos de entretenimento tiveram um crescimento na App Store de 29,3% ano a ano, chegando a US$ 5,3 bilhões. Já na Google Play, a mesma categoria registrou incremento de 71,4% na comparação com 2019, movimentando US$ 1,2 bilhão.

TikTok, (conhecido como Douyin na China), foi o aplicativo não relacionado a jogos que gerou a maior receita globalmente na App Store em 2020, crescendo mais de 600% na comparação com o  ano anterior, atingindo a marca de U$$ 1,2 bilhão nesse mercado. Em dispositivos Android, o Google One gerou a maior receita no ano passado, subindo 41,9% ano a ano para US$ 444 milhões no Google Play em 2020.

O relatório

Vale dizer que as estimativas de receita contidas no relatório da Sensor Tower não incluem impostos locais, publicidade no aplicativo ou gastos do usuário em apps de comércio móvel, como compras dentro do app da Amazon ou no iFood. Reembolsos também não estão refletidos nos números fornecidos.