A empresa de gestão e compra de ingressos para eventos Eventbrite (Android, iOS) tem o mobile como o canal mais importante de vendas. E o Brasil é o mais forte em receita na América Latina. As informações foram confirmadas pelo diretor geral da empresa no Brasil, Michel Glezer, porém sem revelar números da operação local.

Ainda assim, explicou que a principal barreira da plataforma é a educação: “O grande desafio da Eventbrite no País é educar o público para usar o self-service (na criação de eventos). Tentamos passar segurança, mas o brasileiro ainda tem medo de começar uma campanha de venda de ingressos”.

Dos produtores de eventos brasileiros que usam a plataforma, um dos exemplos de sucesso recente é um evento religioso, o The Send Brasil. Glezer explicou que em uma edição em Brasília, o encontro de fé vendeu mais de 60 mil ingressos em quatro horas.

Além dos encontros religiosos, os festivais de música e os eventos corporativos são as categorias de principal destaque na plataforma dentro do Brasil. Entre os locais, São Paulo concentra a maior parcela da receita obtida.

Vale lembrar, o modelo de negócios da Eventbrite é baseado em porcentagem das vendas por ingresso, de 7% a 10%, um percentual quase 15 pontos percentuais abaixo daquilo que cobram as empresas de bilhetagem tradicional, disse o diretor. A adquirência é feita em parceria com o Mercado Pago no Brasil.

Estratégia mobile

A companhia já colaborou para pelo menos 100 apps no mundo usarem sua API, uma estratégia que foi replicada no Brasil com parceiros da Eventbrite, como o Mailchimp.  Através desta ferramenta, os gestores de apps podem customizar a experiência do checkout, distribuir ingressos, integrar ferramentas de CRM, finanças e gerir eventos.

Por trás dessa ação em apps, está a estratégia da empresa de estreitar o relacionamento entre o produtor de eventos e o consumidor, como explica o executivo: “Hoje nós temos parcerias para distribuir ingressos, com Google, Facebook e Spotify, por exemplo. Nós percebemos que é difícil a atração das pessoas nessas plataformas. Por isso, o consumidor agora compra o ingresso direto na rede que mais usa”.

Nesse trabalho de relacionamento, a Eventbrite oferece algumas funções extras, como o envio de notificações push para o cliente como se fosse o produtor da festa. Ou seja, o cliente recebe notificação de novo evento de um produtor, após o consumidor segui-lo na plataforma. Outro trabalho que Glezer aponta é deixar a compra de ingressos com menos barreiras, como o checkout transparente, no qual a pessoa adquire o ingresso do evento em uma plataforma de terceiros, sem passar pela Eventbrite – exceto na hora do pagamento.