A Ituran nasceu 30 anos atrás em Israel ao desenvolver uma tecnologia voltada para rastrear a localização de pilotos de caça. Mas, com o tempo, a empresa expandiu o uso de sua solução para outros segmentos, como a mitigação de riscos para seguradoras. Há 25 anos no Brasil a empresa usa a tecnologia para recuperação de roubo e furto de veículos e, recentemente, fechou parceria com a BMW Motorrad, divisão de motocicletas da montadora alemã, para oferecer um serviço de segurança e conectividade para motocicletas BMW novas. A solução Ituran com Seguro inclui um aplicativo que monitora a moto, sua localização e avisa sobre áreas de risco.

A operação começou em junho deste ano e, em duas semanas, a empresa inseriu o device em 150 motocicletas. Depois de três meses, são mais de 1,1 mil motos com o BMW guardian by Ituran.

“Apoiamos as corretoras para que possam vender seus seguros. Se coloco rastreador para recuperação de roubo e furto consigo trazer mais gente para o seguro”, diz Alexandre Carrizo, diretor comercial da Ituran. “Garanto uma apólice e acoplo minha tecnologia. É o carro-chefe da Ituran”, continua.

A empresa não se limita ao varejo, e também atua no B2B. “Somos muito bem-sucedidos com mais de 13 mil parceiros”, garante.

A Ituran acopla um device na moto com tecnologia por indução. Com isso, o cliente Motorrad tem acesso a diferentes dados de telemetria que vão contribuir para a recuperação da moto em caso de roubo ou furto. Cabe à Ituran atuar logo após o incidente para a localização da motocicleta.

De acordo com o executivo, a empresa consegue recuperar cerca de 80% das motos.

A solução também ajuda o cliente a não perder as revisões, com avisos constantes para informar que o período está chegando.

Ituran

Alexandre Carrizo, diretor comercial da Ituran. Foto: divulgação

Ituran e parcerias com operadoras

A Ituran tem parcerias com três operadoras que fazem a transmissão dos dados. Cabe à empresa escolher o melhor tipo de comunicação, mas 70% é pela rede móvel, através de um chip multioperadora.

“O cliente nem sabe onde se encontra o device. Ele é instalado de forma oculta com toda a garantia para manter o serviço em segurança”, explica Carrizo.

A solução monitora, faz o agendamento e avisa sobre as manutenções. Os dados vão para uma nuvem, são traduzidos para que o cliente os entenda e disponibilizados no app da Ituran. É possível também desenhar uma geocerca, de modo a saber se a pessoa que está usando a moto ultrapassou a região limitada.

“Com os nossos serviços, o cliente utiliza o seu seguro todos os dias por conta do device. É uso real do seguro. Tangibilizamos o pagamento do seguro para o cliente”, resume.

Modelo de negócio

A Ituran usa o SaaS como modelo de negócio e a concessionária oferece o serviço a seus clientes. Atualmente, clientes que compram uma BMW 0 km ganham 2 anos de rastreamento gratuito, pagando o custo de instalação.

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!

E siga o canal do Mobile Time no WhatsApp!