A empresa espanhola Movilway chega nesta semana ao Brasil trazendo sua solução de recarga para as operadoras de telefonia móvel no País, por meio de sua plataforma de pagamentos móveis. Além do serviço de recarga de celulares, outras soluções serão agregadas ao sistema, como: pagamentos eletrônicos, microsseguros e ferramentas para programas de fidelidade.

Com presença em dez países latino-americanos e mais de 100 mil pontos de venda espalhados na região, a companhia espanhola mira o mercado dos usuários pré-pagos. Segundo dados da Anatel referentes ao mês de setembro, apenas na base pré-paga são mais de 208 milhões de linhas ou 74,29% da base móvel do País. A Movilway é parte do grupo Celistics que trabalha com soluções de logística e distribuição inteligente; o portfólio de produtos e acessórios gerenciados da Celistics também será oferecido no Brasil.

Embora líder, o pré-pago passa por um momento de recuo, ante o pós-pago. Entre agosto e setembro, houve uma queda de 1,962 milhão de acessos (-0,93%). No ano, o acumulado da queda é de 4,9 milhões de linhas (-2,3%). Já o pós-pago subiu 6,20% durante 2015, ou 4,2 milhões de linhas.