Conforme o mercado de smartphones dá sinais de maturação a nível mundial, fornecedores tradicionais de telecom voltam as suas atenções para outros setores nos quais podem aplicar seu conhecimento e oferecer produtos e soluções desenvolvidos originalmente para dispositivos móveis. Não faltam opções de novas frentes a serem abertas nestes tempos em que tudo está se tornando conectado e ganhando inteligência. Uma delas é o setor automotivo, com seus carros conectados e que, em breve, se tornarão autônomos. Além da Qualcomm e da BlackBerry, que estão levando suas tecnologias para dentro dos veículos, a Gemalto também está de olho nesse setor, principalmente para oferecer-lhe soluções de segurança e autenticação, explica o gerente de marketing e inovação para negócios da companhia na América Latina, Carlos Romero.

"Os fabricantes de automóveis representam uma nova rede de clientes para nós. Eles precisarão de conectividade e de integração de sistemas, e contarão com a Gemalto como uma empresa de segurança digital", afirma. Ele cita como exemplo a necessidade de autenticação e segurança no processo de transferência de atualização de firmware de carros over the air (OTA). "É preciso ter muito controle de qual é a fonte aprovada para esse download", explica. Além disso, as montadoras precisarão também de conectividade e segurança para serviços de telemetria dentro dos carros e para serviços de infoentretenimento nos veículos.

A Gemalto vai aproveitar todo o seu conhecimento e experiência acumulados em anos de atividade junto às operadoras de telecom e também à indústria financeira prestando soluções de autenticação para atender agora o mercado automotivo. "Temos produtos que estão em etapa de provas e de desenvolvimento para fazer autenticação e gerenciamento de chaves de assinatura. Já temos testes com algumas montadoras", diz. Há parcerias com montadoras no Brasil, mas os nomes não podem ser divulgados.

A autenticação dentro dos carros não necessariamente será feita por meio de SIMcards, hardware utilizado pela Gemalto por muito tempo em suas soluções para o mercado de telecom. É possível que sejam adotadas outras formas, algumas virtuais, não físicas, como email e endereço IPv6. Mas a empresa está preparada para atuar também dessa maneira.

Boa parte dos requisitos de segurança para a chamada Internet das Coisas (IoT) serão definidos junto com os padrões da quinta geração (5G) de telefonia celular. A Gemalto vem participando ativamente das discussões, assim como representantes da indústria automotiva.