A cidade sueca de Gotemburgo vai se tornar a capital mundial dos carros autônomos. A partir de 2017, suas ruas serão tomadas por 100 automóveis capazes de dirigir sozinhos, sem a intervenção do motorista. A partir de uma combinação de radares, câmeras, lasers e conexão sem fio, esses carros serão capazes de se deslocar sem acidentes ao longo de 50 Km de vias públicas da cidade diariamente. Até o estacionamento poderá ser feito de maneira autônoma pelo carro: o dono poderá deixar o veículo antes e dar o comando através de seu smartphone para que o veículo procure sozinho por uma vaga. O projeto, batizado de Drive Me, é fruto de uma parceria entre a fabricante de automóveis Volvo, o governo da Suécia e o centro de pesquisas Lindholmen Science Park.

O projeto terá início em 2014 com uma pesquisa com consumidores para definir como será a interface do carro com seus donos e a elaboração de um sistema na nuvem para interligar os automóveis do projeto. O teste prático, nas ruas de Gotemburgo, só começará três anos depois.

A experiência tem como objetivo investigar diversos aspectos, tais como: a necessidade de construção de infraestrutura apropriada para carros autônomos; a confiança dos consumidores e sua reação diante dessa nova tecnologia; os desafios no trânsito para esses veículos autônomos; e os benefícios sociais e econômicos gerados por eles, como a redução de acidentes.

A ideia é que o motorista do futuro possa alternar períodos em que seu carro dirige sozinho e outros em que prefira estar no comando. "Será como o piloto-automático na aviação, oferecendo mais conforto e segurança para o motorista", compara o CEO da Volvo, Hakan Samuelsson, em vídeo sobre o projeto.

O primeiro carro da Volvo a ser testado com direção autônoma será o XC90. Ele usará uma plataforma desenvolvida pela companhia chamada Scalabre Product Architecture (SPA). Os testes estão programados para durar até 2020.