Um novo padrão de Bluetooth pretende se colocar como "ideal para a Internet das Coisas (IoT)" por permitir conectividade direta à Internet, ainda que precisando de um roteador ou ponto de acesso. O padrão 4.2 utiliza tecnologia de gateways com arquitetura flexível para essa conectividade, além de oferecer o padrão de baixo consumo de energia e protocolo IPv6, o 6LoWPAN.

Essa tecnologia, vale lembrar, é a mesma que será utilizada pela AES Eletropaulo em parceria com a Cisco no projeto de smart grid para a cidade paulista de Barueri. De fato, o módulo da fornecedora utiliza o protocolo 6LoWPAN para estabelecer a conexão (com redundância em PLC) em 900 MHz entre o medidor e o roteador, que, por sua vez, se comunica via WiMAX em frequência não-licenciada de 5 GHz até o backbone de fibra (alugada da TIM).

O Bluetooth 4.2 estará disponível já a partir de dezembro, com o gateway pronto para aplicação "no começo de 2015". A ideia é oferecer um padrão para conectar a Internet das Coisas com baixo consumo energético, mas com maior capacidade de dados: a organização que cuida do protocolo, a Bluetooth SIG, afirma que a nova versão é capaz de 2,5 vezes mais velocidade e capacidade de dados 10 vezes maior que "versões anteriores".