A startup carioca especializada em aplicativos móveis Dot Legend anunciou nesta quarta-feira, 3, o recebimento de R$ 2,5 milhões em investimentos do fundo de venture capital Criatec II. O fundo, focado em empresas inovadoras, conta com recursos do BNDES, BNB, BDMG, BRB, Badesul e do próprio gestor, a Bozano Investimentos. O processo incluiu validação de produtos e modelo de negócios da empresa.

O aporte será utilizado para estruturar as áreas comercial e de marketing da empresa. Assim, a Dot Legend contratou Carlos Matos (ex-Movile, TIM e Promon) como diretor de marketing; e Deise Dallanora (Dell, Ponto Frio e Electrolux), como diretora da área comercial. A companhia tem planos de receber uma nova rodada de investimentos no segundo semestre de 2015, desta vez para promover a expansão para outras regiões.

Segundo a Dot Legend, a companhia já recebeu aportes de outros investidores, como o ex-vice-presidente do Grupo Pão de Açúcar, Hugo Bethlem, o fundador da administradora de recursos Dynamo, Pedro Eberle, e de sócios de consultorias como PwC e Falconi. Entre os aplicativos de mobile marketing e mobile commerce estão o BoaLista, que conta com um milhão de downloads desde seu lançamento, em 2011, e o Belezuca, lançado em meados de 2013, app de recompensas e fidelização de clientes em lojas físicas baseado no norte-americano Shopkick.

Os próximos investimentos, por sinal, deverão promover o Belezuca em outras regiões: atualmente, o app é utilizado em shoppings e varejistas no Rio de Janeiro e São Paulo, como Lojas Americanas, Subway e Saraiva. A empresa afirma que está em "negociações finais" com outras "grandes cadeias varejistas".