Em 2024, cada smartphone na América Latina vai consumir, em média, 18 GB por mês pelas redes celulares – esse número não conta o tráfego Wi-Fi. Isso representará um aumento de 430% em comparação com a média atual, que é de 3,4 GB por mês. O tráfego móvel de dados total da América Latina subirá de 1,6 EB/mês para 9,5 EB/mês entre 2018 e 2024. As projeções fazem parte do Ericsson Mobility Report, relatório da Ericsson sobre a indústria móvel.

Isso significa que as operadoras móveis terão que aumentar sensivelmente as suas franquias de dados para acompanhar a crescente demanda do consumidor por dados. Em compensação, o avanço na utilização do 4G e a chegada das redes 5G devem fazer com que o custo por GB trafegado caia sensivelmente, pois são padrões mais eficientes que o 3G no tráfego de dados. Ou seja: o preço das franquias não vai aumentar na mesma proporção que o volume de dados trafegados.

Outras regiões

A América do Norte continuará sendo a líder em termos de volume de dados trafegados por smartphone por mês. Se hoje o usuário norte-americano consome em média 8,6 GB por mês, o número vai subir mais de cinco vezes em seis anos anos, chegando a 50 GB por mês em 2024.

O usuário da Europa Ocidental, que hoje consome 6,1 GB/mês, passará para 32 GB/mês, no referido intervalo. Isso fará com que essa região passe do terceiro para o segundo lugar mundial nesse quesito, ultrapassando o Nordeste Asiático, que atualmente consome 7,1 GB/mês por smartphone e chegará a 21 GB/mês em 2024.

O menor consumo de dados por smartphone atualmente acontece no Oriente Médio e na África, com 2,9 GB/mês. A região continuará em último lugar em 2024, quando alcançará 15 GB/mês.