O volume de tráfego de dados pelas redes móveis vai crescer cinco vezes entre 2018 e 2024 no mundo, passando de 27 EB/mês para 136 EB/mês, prevê a Ericsson em seu relatório Ericsson Mobility Report.

A maior parte do crescimento será puxado pelo tráfego de vídeo, cuja participação sobre o total passará de 60% em 2018 para 74% em 2024. A segunda categoria que mais gera tráfego móvel continuará sendo a das redes sociais, mas sua participação cairá de 11% para 8% no referido intervalo. Cabe ressaltar que o tráfego de vídeo dentro de redes sociais está computado como “vídeo”, não como “rede social”.

Entre os fatores que estão impulsionando o consumo de vídeo em dispositivos móveis, a Ericsson lista: a presença do vídeo em praticamente todos os conteúdos online (notícias, redes sociais, anúncios etc); serviços de compartilhamento de vídeos; serviços de streaming de vídeo; dispositivos com telas maiores e com melhor resolução; surgimento de serviços de consumo imersivo de mídia, como vídeos em 360 graus e realidade virtual.

5G

Do total de dados móveis trafegados em 2024 no mundo, cerca de 25% circularão através de redes 5G. É importante destacar que as previsões da Ericsson não incluem dados trafegados por serviços de banda larga fixa sem fio em redes 5G, conhecidas como FWA (Fixed Wireless Access). Estes representarão boa parte da utilização das redes de quinta geração em muitos mercados. Se considerados, os volumes de tráfego mundial e a participação do 5G seriam muito maiores em 2024.