Apresentação da Diebold à imprensa em 2019

Elias Rogério da Silva, CEO da Diebold Nixdorf no Brasil, na unidade da empresa em Indaiatuba, agora controlada pela Stefanini

A Stefanini confirmou a compra das divisões de detecção de fraude, software e ativos relacionados à automação de canais de atendimento da Diebold Nixdorf no Brasil, após aprovação pelo Cade. Em resposta ao Mobile Time, a Stefanini confirmou que as unidades serão incorporadas na totalidade e que estarão em sua plataforma financeira digital, a Topaz.

Agora, as duas divisões da Diebold ficam sob tutela da Stefanini. Igualmente importante dizer que a companhia alemã seguirá com negócios no Brasil em outras áreas de atuação, como soluções bancárias e de varejo, mas focará no desenvolvimento em localidades fora do Brasil.

Além disso, a aquisição trará mais sinergia entre as duas empresas.

Software

Na prática, a compra significa que a multinacional brasileira controlará três ferramentas: a suíte Online Fraud Detection (OFD), uma solução de proteção ao e-commerce com base em dados de desktop, celular e caixas eletrônicos; a solução de análise de risco Analytics Risk Score; e a soluções de automação de canais de atendimento, que abrange agência/caixa, autoatendimento, mobile banking, Internet banking, abertura de contas em plataforma móvel, compensação de cheques, solução biométrica e troca de chaves.

Atualmente, o OFD tem 40 clientes (inclusive os cinco principais bancos do País) e registra 201 milhões de transações e 2 bilhões de atualizações por mês. O Analytics Risk Score tem uma base de 70 milhões de usuários e 105 milhões de dispositivos. Por sua vez, a unidade de automação bancária atua com 30 clientes em sua carteira, base biométrica de 21 milhões de consumidores, 250 mil usuários em Internet banking e 200 mil em mobile banking. Envolve ainda 6 mil agências, 1,7 mil terminais de autoatendimento e outros 1 mil em monitoração, contabilizando mais de 10 milhões de cheques compensados ao ano.

Ativos

A Stefanini confirmou que a aquisição inclui as equipes das duas divisões da Diebold no Brasil, uma vez que a companhia vê importante valor nesse capital humano. De acordo com a empresa, as duas divisões seguirão em Indaiatuba, cidade a 103 quilômetros de São Paulo. Vale lembrar que esta publicação visitou o local em 2019 e conheceu o trabalho das unidades de negócios.

O valor da transação não pôde ser revelado. Mas a equipe da Stefanini afirma que a compra faz parte do seu plano de investimento de R$ 500 milhões para novas aquisições entre 2020 e 2022.