A Ford informou nesta segunda-feira, 4, uma expansão do seu sistema de SYNC com a inclusão do Apple CarPlay, Android Auto e suporte à conexão 4G em seus carros, além de novos aplicativos para o sistema de seus veículos, como parte do projeto de crescimento dos carros conectados – eles esperam chegar a 20 milhões até 2020.

Até o final de 2017, os carros da Ford com SYNC-3 nos Estados Unidos virão equipados com os sistemas para carros conectados do Google e da Apple, e com isso eles poderão controlar funções de seus smartphones Android ou iOS diretamente do console.

No caso do iPhone, os motoristas poderão acessar mapas, trocar mensagens de texto, atender ligações e ouvir música por meio da assistente digital Siri ou da tela de seu celular. Para os donos de smartphones Android, eles terão acesso às buscas do Google, Google Maps, Google Play Music que pode ser controlada pelo console no volante ou na tela do handset.

O primeiro carro a ter o sistema do carro conectado mais novo é o Ford Escape, os demais motoristas poderão atualizar para o SYNC-3 em meados de 2016.

Anunciada em novembro, outra novidade é o suporte à conexão 4G. Com ela, o usuário pode ligar o carro, travar as portas, checar informações do veículo (combustível, óleo, bateria, pressão dos pneus) e ver a localização do veículo por meio de um app para celular, o SYNC Connect.

Entre os novos aplicativos para o Ford SYNC, a companhia norte-americana adicionou AAA/CAA (app das associações automobilísticas do Canadá e EUA), Concur (um odômetro para viagens corporativas),  Eventseeker (para buscar eventos artísticos próximos), Cityseeker (informações da cidade em que o motoristas está) e Tecent Chelian (rede social chinesa).