A Ford pretende criar uma frota de carros autônomos até 2021. A montadora revela que está trabalhando com quatro start-ups do Vale do Silício para preparar os carros que devem atender inicialmente serviço de caronas e corridas compartilhadas.

Velodyne (sensor de detecção e alcance), SAIPS (inteligência artificial), Nirenberg Neuroscience (navegação e reconhecimento de objetos) e Civil Maps (mapas 3D) são as companhias que receberam aporte financeiro da Ford para o desenvolvimento de tecnologias destinadas aos carros sem motoristas.

Os carros não terão volante, pedal de aceleração e nem pedal de freio e serão produzidos em larga escala. A Ford já vem testando desde o começo do ano o uso de carros com direção automática com 30 automóveis do modelo Fusion Hybrid em estradas da Califórnia, Arizona e Michigan. É esperado que o número de carros autônomos sendo testados pela companhia norte-americana deva triplicar em 2017.

A empresa ainda está ampliando sua presença no seu centro de Pesquisa e Inovação em Palo Alto, cidade na região do Vale do Silício. O campus terá 150 mil metros quadrados e dois novos prédios para abrigar espaços de desenvolvimento tecnológico e laboratório. Atualmente, 130 pesquisadores, engenheiros e cientistas trabalham no local.

As grandes empresas automobilísticas estão cada vez integrando mais seus carros à tecnologia móvel. A Ford está triplicando a quantidade de veículos conectados em seu portfólio e criou uma divisão de mobilidade. Sua principal rival, a GM, fechou uma parceria com o aplicativo Lyft, ao oferecer para aluguel de seus carros aos motoristas do app.