Ilustração de Anaiaiá sobre uso de apps de mensageria

Em 2021, a home page do Mobile Time ganhará um novo visual com ilustrações da artista gaúcha Anaiaiá. Ela produziu 30 desenhos exclusivos sobre temas de matérias recorrentes do site, como mensageria, m-commerce, m-payment, bots etc. A ideia é, a partir de agora, renovar as ilustrações da home page a cada virada de ano, sempre com um artista diferente. “Trata-se de uma forma de juntar arte e tecnologia”, resume o editor do Mobile Time, Fernando Paiva.

Confira abaixo uma entrevista com Anaiaiá sobre o projeto realizado para o site.

Mobile Time – Há quanto tempo você trabalha como ilustradora e quais foram até agora seus principais trabalhos?

Anaiaiá – Trabalho como ilustradora desde 2013, mas meu foco acaba sendo mais ilustras autorais que vendo em feiras, não tive muitos trabalhos comissionados grandes. há alguns anos fiz umas ilustrações para o site “De carona com elas”, da Petrobras. É um site com dicas e incentivos para mulheres dirigirem. As ilustrações foram inspiradas em comentários de mulheres no grupo do site no Facebook. Eram frases de encorajamento para outras mulheres perderem o medo de dirigir.

A ilustradora Anaiaiá

Você costuma trabalhar mais com mídia digital ou com suportes físicos? Qual o seu preferido?

Desde 2018 venho usando mais o digital por questão de praticidade, mas adoro técnicas manuais. Gosto muito de xilogravura e serigrafia. Não tenho preferência, acho que varia muito de acordo com o trabalho

Você realiza trabalhos sob encomenda, para marcas e empresas, mas também ilustrações artísticas. Como é equilibrar os dois lados? Vê muita distinção entre eles?

Tem bastante diferença sim. Geralmente com comissionados se tem um briefing bem fechado onde há premissas que devo seguir. Então o desafio é traduzir meu estilo gráfico e minhas referências dentro do que o projeto pede. O mais legal desses projetos é quando aparece um cliente tipo a Mobile Time, que me deu muita liberdade para criar. Dá uma satisfação enorme encontrar pessoas que confiam nesse nível no meu trabalho.

Alguns elementos figurativos são recorrentes nas suas obras, como uma figura feminina sempre com as mesmas feições. Seria uma espécie de arquétipo feminino, uma personagem? Ou é inspirada em alguém real?

Eu acho que as limitações técnicas que eu tenho acabaram influenciando na criação de um estilo que as pessoas reconhecem. Não acho uma coisa ruim, gosto muito quando sabem que é um trabalho meu mesmo sem ver a assinatura antes, mas no meu caso foi acontecendo, não foi planejado. Eu costumava desenhar quase que só homens quando comecei. Com o tempo fui mudando, acho que porque tento desenhar de uma perspectiva mais pessoal e também porque com os anos fui estudando e entendendo mais sobre feminismo e, mesmo sem ser panfletária, gosto de retratar do universo feminino.

Plantas também aparecem bastante nos seus cenários. Para mim, tem um peso simbólico (e positivo) a inclusão de plantas em ilustrações sobre tecnologia. Causa um certo choque cognitivo, ao mesmo tempo em que passa uma mensagem de contraponto para esse mundo ultratecnológico em que vivemos. Você tinha esse propósito? Como é a sua relação com plantas?

Eu não tenho plantas porque tenho dois gatos e eles comem tudo! Mas eu tive uma planta por anos, ela se chamava Iva por causa do wall-e. E, sim, meus gatos mataram ela. Vou me mudar daqui a uns meses e meu plano é ter várias plantas penduradas. Eu achei legal inserir algumas ilustrações com plantas e em cenários mais aconchegantes porque a tecnologia faz muito parte da nossa vida e acho que no dia-a-dia  a gente não sente isso como uma coisa fria ou distante que a palavra em si remete.

Como foi fazer o trabalho para o Mobile Time?

Eu adorei muito mesmo! Foi ótimo porque não me podei em momento algum para fazer as ilustras, senti muita confiança e abertura para mostrar minha visão mesmo. E gostei muito de pesquisar sobre vários temas que eu sabia pouco ou quase nada. Foi demais, muito obrigada pela oportunidade!