A Blaving, uma rede social de voz acessível gratuitamente via web e celular, acumula 885 mil downloads de seu app, somando todas as plataformas em que está disponível (Android, iOS, Blackberry e J2ME) desde que foi lançada, em 2011. Desse total, 450 mil downloads foram realizados a partir de feature phones em lojas como a Nokia Store, revela Fabio Koiti, diretor de operações da PMóvil, empresa responsável pelo desenvolvimento da plataforma. "Enquanto a maioria dos desenvolvedores se concentra em Android e iOS, decidimos não fechar as portas para os feature phones", explica o executivo. A escolha fez com que a Blaving se tornasse popular não apenas na América Latina, mas também em países de origem árabe, onde há predominância desse tipo de aparelho.

Na Blaving, os usuários podem publicar arquivos de áudio com até dois minutos de duração. A utilização mais comum é para a distribuição de podcasts curtos. A plataforma conta atualmente com 448 mil usuários cadastrados, dos quais entre 65% e 70% são ativos (acessam frequentemente). A grande maioria dos acessos (cerca de 80%) são feitos através de dispositivos móveis.

A Blaving é uma das 29 finalistas do Mobile Premier Awards, premiação internacional de apps cujo vencedor será divulgado durante o Mobile World Congress, em Barcelona.