O mercado brasileiro de celulares registrou faturamento de R$ 56,7 bilhões em 2019, o que representa um crescimento de 5,6% em comparação com 2018, informa a IDC. Os smartphones responderam por quase tudo, com receita de R$ 56,3 bilhões, enquanto os feature phones faturaram R$ 376,8 milhões.

Em 2019 foram comercializados 48,6 milhões de celulares, aumento de 3,3% em comparação com 2018. Desse total, 45,5 milhões eram smartphones e 3,1 milhões, feature phones. Esses números representam crescimentos de 2,2% em smartphones e de 23,5% em feature phones.

O segmento com melhor desempenho no ano passado foi o de smartphones intermediários, cujo preço está entre R$ 700 e R$ 1.099, com 22,1 milhões de unidades comercializadas, 33% a mais que em 2018. A segunda maior alta foi a do segmento de smartphones “super premium”, aqueles com preços acima de R$ 3 mil: foram 3 milhões de unidades vendidas, crescimento de 17,2%.

Merece destaque ainda o bom desempenho no quarto trimestre, com o sucesso das promoções da Black Friday. Entre outubro e novembro, foram vendidos 12 milhões de smartphones e 773,7 mil feature phones, altas de 12% e 22,4%, respectivamente. O faturamento no quarto trimestre foi de R$ 15,3 bilhões, 7,8% maior que no mesmo período de 2018.

Para 2020, a IDC projeta um crescimento de 2% no volume de smartphones vendidos e uma queda de 3,5% na quantidade de feature phones comercializados no Brasil. No entanto, seus analistas alertam que a oscilação do dólar e o impacto do coronavírus podem mudar essas projeções.