Uma parceria entre a Telefónica e a japonesa Line Corporation, desenvolvedora do aplicativo de mensagem over-the-top (OTT) homônimo, foi anunciada nesta terça, 4, para oferecer o programa em mercados estratégicos para o sistema operacional Firefox OS. Inicialmente, o acordo prevê exclusividade do app na plataforma móvel para os clientes das operadoras do grupo espanhol no Brasil, Colômbia, Espanha, México, Peru e Venezuela, mas outros países serão anunciados "em breve".

O aplicativo Line está disponível na Firefox Marketplace. Smartphones com o app incorporado deverão ser lançados ainda no primeiro trimestre. A Telefónica promete também incluir o software nas futuras atualizações do sistema operacional para dispositivos já existentes.

Em comunicado, a Line afirma que está ganhando popularidade na América Latina e Espanha, e que a base atual é de 330 milhões de usuários registrados no começo de 2014, crescimento de 58% somente no terceiro trimestre de 2013. Para efeito de comparação, o WhatsApp divulgou em dezembro que registrava 400 milhões de usuários ativos (100 milhões nos últimos quatro meses do ano), enquanto o Viber afirmou na semana passada ter 300 milhões de usuários, sendo 10 milhões somente no Brasil. Por sua vez, o WeChat registrou base de 271,9 milhões no terceiro trimestre de 2013, a maioria na China.