A nova sede da Acerp (Associação de Comunicação Educativa Roquette Pinto), localizada no bairro de Botafogo, no Rio de janeiro, conta com uma exposição permanente de mais de 80 obras de artistas plásticos nacionais de renome, como Alfredo Volpi, Amílcar de Castro, Annna Bella Geiger, Iberê Camargo e Rubens Gerchman. Porém, o que mais chama a atenção é o lançamento de um app que oferece uma visita guiada a essa coleção para pessoas com deficiência auditiva ou visual. O aplicativo se chama Acerp – Visita Guiada (Android, iOS) e foi desenvolvido pela Mobile2You.

Para viabilizar essa visita guiada especial, foram instalados beacons com Bluetooth Low Energy (BLE) junto a dez obras expostas. Quando o usuário se aproxima de uma delas, recebe conteúdo multimídia relacionado às obras através do app. Se for uma pessoa surda, é aberto um vídeo em Libras com mais informações sobre a obra. Os cegos, por sua vez, escutam o áudio com essas informações adicionais. Na próxima atualização do app, serão incluídas audiodescrições de cada uma das obras com beacons. Para operar o aplicativo, os deficientes visuais precisam ter ativado a opção de acessibilidade dentro das configurações do smartphone. As obras com vídeos em Libras são marcadas dentro do app com um símbolo representando a linguagem de sinais: duas mãos em movimento. Como a interação com beacons só é possível em smartphones com versões mais recentes de Android e iOS, foram colados na parede, junto aos quadros, QR codes para serem escaneados através do aplicativo.

Mais dez obras ganharão nas próximas semanas beacons e conteúdo multimídia para surdos e cegos. Além disso, na próxima atualização do app os vídeos e os áudios deverão vir por streaming – na versão atual, devido ao curto prazo para o lançamento, os vídeos estão embarcados no aplicativo, tornando-o um pouco pesado.

"Trata-se de um projeto piloto idealizado por nós e pela Acerp. Queremos levar a ideia para outros museus do Rio, assim como a museus de empresas. Não encontramos nenhum outro app de museu no mundo que sirva de visita guiada para cegos e surdos associado a beacons", comenta um dos sócios-fundadores da Mobile2You, Caio Bretones.

Além de oferecer acessibilidade, a solução criada pela Mobile2You gera relatórios para os gerentes dos museus informando sobre o fluxo de pessoas dentro dos corredores e salas das exposições. Assim, é possível organizar melhor o espaço. No caso da Acerp, a informação será usada para a instalação de um piso especial que guiará os cegos.