Deficientes auditivos terão no smartphone uma ferramenta valiosa para se comunicarem com pessoas que não sabem a língua dos sinais. Trata-se do aplicativo Live Transcribe (Android), desenvolvido pelo Google e que nesta semana começa a ser disponibilizado gradualmente na App Store ao redor do mundo, em fase piloto, além de vir pré-instalado no Pixel 3. O app consegue transcrever em tempo real, na tela do smartphone, tudo o que for dito ao redor do usuário e captado pelo microfone. Ele funciona com mais de 70 línguas e dialetos, incluindo o Português do Brasil.

Um pesquisador do Google que perdeu a audição na infância, com um ano de idade, é um dos desenvolvedores do app. Como demonstra o vídeo abaixo produzido pela empresa.

Interessados podem se inscrever aqui para serem informados quando o Live Transcribe for disponibilizado mais amplamente.

Amplificador

Outra novidade do Google na área de acessibilidade é o aplicativo Amplificador de Som (Android), que vem pré-instalado no Pixel 3 e pode ser baixado na Google Play pelos smartphones com o sistema operacional Android Pie. O app permite fazer uma espécie de equalização do som recebido no fone de ouvido, aumentando os sons mais baixos, que se deseja ouvir, e filtrando os ruídos.