O Google pagou mais de US$ 80 bilhões aos desenvolvedores de aplicativos Android em 2019. A informação foi compartilhada pelo CEO da Alphabet, Sundar Pichai, durante a apresentação dos resultados financeiros do quatro trimestre de 2019 e do ano todo na última segunda-feira, 4.

Em conversa com analistas financeiros, o executivo revelou que o marketplace para Android, o Google Play, terminou o ano com mais de 2 bilhões de usuários ativos mensais (MAUs).

Outros dois destaques da Alphabet são: o crescimento do Google Maps no último ano, em usuários, com mais de 630 milhões de consumidores em novas localidades da aplicação; e a rede neural para processamento de linguagem natural, Bert, que impacta 10% das buscas no quarto trimestre de 2019 e está em 70 países.

Assistente

Pichai também disse que o Google Assistente é usado por 500 milhões de pessoas em 90 países. Sobre o assistente virtual, o CEO da controladora do Google explicou que é uma das principais ferramentas para desenvolver o crescimento da companhia nos próximos anos, ao integrar várias unidades de negócios.

“O Google Assistente é um grande exemplo de como podemos escalar e integrar negócios, pois estamos focados no usuário e essa experiência atravessa diversas áreas de produtos”, disse.

Segundo Pichai, um exemplo dessas experiências é o recente contrato entre Google e a Activision Blizzard. Recentemente, a produtora de jogos firmou contrato para: usar o Google Cloud para armazenamento; o YouTube para transmissão de vídeos ao vivo; e a inteligência artificial em usos internos.

Em resposta a analistas, a companhia falou sobre as expectativas da entrada da Fitbit. De acordo com a CFO, Ruth Porat, a entrada da empresa de wearables potencializará sua capacidade em vestíveis e colabora para a “visão de computação para o ecossistema Android”.