A Arklok, empresa brasileira especializada em outsourcing de equipamentos de TI, registrou um aumento de 47% em um ano na quantidade de smartphones e tablets alugados no Brasil: o número passou de 23,4 mil para 49,5 mil. Hoje, os dispositivos móveis já representam 10% da receita da empresa.

Hoje a Arklok trabalha com modelos da Apple, da Samsung e da Motorola. Os aparelhos são entregues com película, capa de proteção e software de gerenciamento remoto de devices (MDM, na sigla em inglês). A empresa garante em seu contrato de nível de serviço (SLA) a solução de chamados em até 8 horas.

“O outsourcing de aparelhos celulares é uma tendência pois resolve um gargalo na sustentação e manutenção desses ativos nas companhias, além de não consumir linha de crédito para aquisição desses equipamentos. Tanto empresas de grande porte como as pequenas e médias possuem dificuldade de gerenciar esses equipamentos e quando possuem qualquer tipo de falha operacional o tempo de reparo é muito alto. O modelo de outsourcing resolve esse problema de inatividade e agiliza os processos de implantação e manutenção”, explica o diretor nacional de vendas da Arklok, Renan Felipe de Almeida Torres, em resposta por email ao Mobile Time.

A participação dos dispositivos móveis na receita da empresa vem crescendo em média 30% a cada semestre e uma recente parceria de outsourcing com uma grande operadora móvel deve acelerar ainda mais isso. 

A Arklok faturou cerca de R$ 150 milhões em 2021 e espera superar R$ 200 milhões este ano. Ao todo ela tem mais de 200 mil itens alocados para 900 empresas distribuídas em 600 cidades brasileiras.