No trânsito das grandes cidades, não são apenas os veículos automotivos que podem se beneficiar da conectividade à rede móvel: as bicicletas também vão ficar mais inteligentes. E, por incrível que pareça, uma das experiências com bikes conectadas parte de uma fabricante de automóveis, a Ford. No Mobile World Congress (MWC), evento realizado em Barcelona nesta semana, a empresa norte-americana apresenta a MoDe Pro, uma bicicleta elétrica que se comunica com o iPhone do ciclista.

O smartphone fica preso no eixo da bicicleta. Junto com a bike foi desenvolvido um app de navegação. A ideia é que a MoDe Pro seja usada para entrega de encomendas em grandes cidades com trânsito intenso. Ela viajaria dentro de vans e faria a última milha da entrega, quando não houvesse lugar para estacionamento próximo ao endereço. Enquanto o caminho é indicado na tela do iPhone, o guidão treme um pouco antes de cada curva no trajeto, indicando se é para virar na próxima à esquerda ou à direita.

A MoDe Pro ainda é um produto em fase de prova de conceito. Ele venceu um concurso realizado pela Ford. Não há plano de lançamento comercial por enquanto.