Ao longo dos próximos cinco anos a Ford vai triplicar o seu investimento em engenharia para a criação de novos produtos de automação veicular. Uma das novidades em desenvolvimento é um piloto automático para engarrafamentos: quando o trânsito estiver intenso, o motorista poderá descansar e deixar o carro cuidar sozinho do trabalho de acelerar e frear. Outra solução em laboratório é a de um assistente para estacionar o veículo em qualquer tipo de vaga. As novidades foram descritas pelo CEO da Ford, Mark Fields, no Mobile World Congress, em Barcelona, nesta segunda-feira, 22.

A montadora norte-americana está passando por uma reformulação da sua estratégia. Quer deixar de ser apenas uma fabricante de automóveis e passar a atuar como uma empresa de mobilidade em geral, o que inclui transporte público, táxi, carona compartilhada etc. "A receita da indústria automobilística no ano passado foi de US$ 2,3 trilhão no mundo, dos quais a Ford deteve 6%. O mercado de transporte em geral, por sua vez, gera US$ 5,4 trilhões por ano, dos quais a Ford e outras montadoras têm praticamente 0%. É uma oportunidade massiva. Por isso estamos expandindo nosso negócio", argumentou Fields.

Como parte dessa nova estratégia, a Ford mantém em Londres um projeto piloto de compartilhamento de automóveis chamado Go Drive. Metade dos seus usuários não têm acesso a automóveis fora do programa. "Isso significa que o Go Drive traz novas pessoas para a Ford", comenta. Esta semana, a empresa vai lançar o Go Park, um projeto piloto também na Inglaterra para a localização de vagas públicas de estacionamento.

Carros conectados

Atualmente, há 15 milhões de carros da Ford com seu sistema Sync embarcado rodando no mundo. O Sync conecta o painel de bordo ao smartphone do motorista. A previsão da empresa é chegar a 43 milhões em 2020. A plataforma é compatível com Android Auto e Apple Car Play e tem uma API aberta para desenvolvedores de apps.