Metrô Rio

Foto: divulgação

O Metrô Rio está recebendo uma rede de telecomunicações nova. O projeto é uma parceria com as principais operadoras – Vivo, Oi, TIM e Claro – para levar conectividade às estações e dentro dos trens. Serão instalados 30 quilômetros de fibra ótica  para garantir a qualidade do sinal do celular e do 4G.

O projeto foi dividido em quatro fases. As duas primeiras, já encerradas, cobrem o trecho entre as estações Uruguai e Largo do Machado, que já está com o serviço disponível. A terceira parte segue em andamento e contempla as estações Flamengo, Botafogo, Cardeal Arcoverde, Siqueira Campos, Cantagalo e General Osório. Neste trajeto, a expectativa é que o sistema esteja totalmente implantado em agosto. Para completar, na quarta e última etapa, será a vez do trecho entre as estações Nossa Senhora da Paz e Jardim Oceânico receber cobertura LTE. A expectativa é que essa última etapa termine em dezembro deste ano.

O Sistema de Antenas Distribuídas (DAS) da nova rede contempla instalação de novas antenas, novos cabos, receptores e transmissores. A ideia é que, ao serem conectados à estação base de comunicação, a nova infraestrutura consiga ampliar o sinal de telefonia móvel, tanto para ligações como para acesso à Internet.

A transmissão da rede é feita por meio da passagem de cabo compartilhado pelas operadoras de telecomunicação nas áreas subterrâneas do metrô.

A tecnologia interliga os setores remotos com os mezaninos e plataformas das estações por meio de equipamento de transmissão e irradiação de radiofrequências para aumentar o alcance da cobertura do sinal de telefonia.

As obras estão sendo realizadas durante a madrugada, de modo a não interferir nas operações da empresa de transportes.