Assessoria da TfL

O metrô de Londres ganhará uma rede LTE a partir de março de 2020. A novidade foi apresentada nesta sexta-feira, 19, pela administradora do meio de transporte, a Transport for London (TfL). A ideia da rede 4G no tube – como é conhecido popularmente pelos londrinos – é acabar com a falta de conexão móvel nas estações.

Dentro do metrô, os passageiros poderão usar a rede para navegar na Internet, trocar mensagens e atender ligações. A cobertura em LTE funcionará dos guichês de compra de bilhetes até os corredores das estações. O prefeito de Londres, Sadiq Khan, ressaltou que a rede 4G da Tfl poderá ser atualizada para o 5G no futuro.

Inicialmente, o LTE chegará apenas para a linha de metrô Jubilee. Mas a administradora espera que todas as estações tenham a conexão até 2025. Na primeira fase de implantação, as estações London Bridge e Waterloo não terão acesso à rede.

Tecnologia

A TfL estima que mais de 2 mil km de fibra ótica serão necessários para instalar a rede móvel nos túneis e nas plataformas. A companhia de  transportes manterá ligada a sua rede Wi-Fi gratuita, que possui mais de 260 hotspots.

Licitação

Para instalar a rede, a administradora do metrô londrino convidou quatro empresas para participar da licitação. São elas: Axia SC Consortium, BAI Communications, Cellnex UK Ltd e Wireless Infrastructure Group.  Uma vez escolhida a ganhadora, esta fará um teste da rede 4G em quatro estações da linha Jubilee.

Operadoras e serviços de emergência

A companhia informou que o novo serviço de rede do metrô vai substituir a comunicação por rádio da Rede de Serviços de Emergência do Reino Unido, um gabinete que coordena as conversas com policiais, bombeiros e times de resposta de emergência no país. Sobre a relação com as operadoras, a TfL afirmou que está conversando com as companhias para elas se conectarem ao serviço, de modo que seus usuários não fiquem descobertos dentro das estações.