O Facebook quer mudar a cara dos smartphones Android e, literalmente, tomar as suas telas. A empresa anunciou nesta quinta-feira, 4, o "Facebook Home", um aplicativo Android que altera a tela de bloqueio e a tela inicial (home screen) dos aparelhos, dando ênfase ao conteúdo da rede social, não aos aplicativos. Uma vez instalado o Facebook Home, a tela de bloqueio passa a exibir as últimas histórias e fotos publicadas pelos amigos do usuário na rede social. Os demais aplicativos, por sua vez, ficam em uma camada atrás, que requer um clique para ser acessada. Na prática, o Facebook toma a frente da tela.

"Os telefones foram desenhados em torno de apps, não de pessoas. Queremos reverter isso", disse Mark Zuckerberg, fundador e CEO do Facebook, em coletiva de imprensa nos EUA transmitida ao vivo pela web. "Desde o primeiro Windows, os computadores foram desenvolvidos para aplicativos. Você clica duas vezes e acessa um software para realizar uma tarefa. É a mesma coisa há 30 anos", complementou. A proposta agora é mudar de uma interface centrada em apps, para uma interface centrada em pessoas.

Em resumo, o papel de parede da tela do celular passa a ser uma publicação recente de um amigo no Facebook. A novidade foi batizada de "cover feed". É possível trocar de post facilmente, deslizando o dedo para o lado. Para curtir, basta dar um clique duplo sobre a imagem. Para comentar, há um ícone de comentário embaixo na tela, discreto. A home screen também apresenta embaixo uma pequena foto com o rosto do usuário, que confirma que seu telefone está associado à sua conta. Arrastando o dedo para cima a partir dessa imagem abre-se um menu com as opções de acesso ao "app launcher" (que seria a home screen atual dos smarpthones Android, com a lista de apps preferidos) e de acesso ao facebook messenger. Não há qualquer logo do Facebook na home screen.

Notificações no Facebook agora passam a aparecer na tela inicial assim que acontecem, acompanhadas do nome e da foto dos amigos. Com gestos simples é possível acessá-las ou jogá-las fora.

Mensagens

Outra inovação importante no Facebook Home diz respeito às mensagens. Sempre que o usuário recebe uma mensagem de texto ou uma mensagem pelo Facebook Messenger, aparece um pequeno círculo com a foto do remetente no canto da tela. A funcionalidade foi batizada de "chathead". Clicando nela, abre-se a caixa de bate-papo. Se várias pessoas estão enviando mensagens simultaneamente, várias cabeças aparecem na tela. Vale notar que as chatheads funcionam por cima de qualquer aplicativo. O usuário não precisa mais fechar um jogo ou o browser para responder uma mensagem.

Disponibilidade

O Facebook Home estará disponível para download na Google Play a partir de 12 de abril para um número limitado de modelos de smartphones, incluindo o Galaxy S3, Galaxy S4, HTC One, Galaxy Note II e HTC One X+. Zuckerberg prometeu novidades todo mês para o Home daqui em diante, o que significa novos modelos compatíveis e novas funcionalidades. Uma versão para tablets virá em breve.

Os rumores de que a coletiva de hoje seria sobre um telefone do Facebook não estavam completamente equivocados. Foi anunciado o lançamento do HTC First, o primeiro smartphone com o Facebook Home embarcado de fábrica. Ele inicialmente será vendido exclusivamente nos EUA pela operadora AT&T, a partir de 12 de abril, pelo preço de US$ 99,99 (com contrato de fidelidade). Outros fabricantes, como Samsung, Sony, Huawei e ZTE foram citadas como parceiras para projetos similares no futuro.

Vale lembrar que quase um ano atrás MOBILE TIME publicou um artigo explicando porque o Facebook não precisava fabricar seu próprio telefone. A coletiva de hoje confirmou aquela análise.