O projeto de smartphone modular em desenvolvimento pelo Google, também conhecido como "Projeto Ara" ou "Phone Bloks", está trabalhando com três tamanhos diferentes de aparelhos. No menor, cabem seis módulos. No médio, oito. E no grande, nove. A ideia é que o usuário possa trocar os módulos sem precisar comprar um novo telefone. Alguns dos módulos que devem fazer parte são os sensores diversos do smartphone, a câmera, a memória interna etc. Seria como transformar o smartphone no que hoje é um computador pessoal (PC), que pode ser montado com peças de diferentes fornecedores. Um primeiro modelo comercial deve ser lançado somente em 2015.

Os módulos serão encaixados em uma espécie de esqueleto do smartphone, e poderão até mesmo trocar de lugar ou posição. O design final do produto vai valorizar esse conceito: em vez de cobrir tudo com uma capa, a ideia é deixar os módulos à mostra. A empresa 3D Systems está trabalhando em parceria com o Google para criar módulos com diferentes formatos, cores e estampas, o que tornará os futuros smartphones altamente personalizáveis.

Está em desenvolvimento também um software de interface com o usuário especial para a configuração dos módulos encaixados no aparelho, que, obviamente, rodará com o sistema operacional Android.

As novidades podem ser vistas em um vídeo divulgado pelo Google esta semana, cuja intenção inicial é mostras quem são as pessoas que fazem parte do time por trás do projeto Ara. O vídeo está disponível no YouTube.

Análise

É interessante notar como a estratégia de divulgação de projetos do Google é dimetralmente oposta àquela da Apple. Enquanto o Google abre seus projetos para o público quando ainda estão em laboratório (vide Google Glass, Projeto Ara e Tango), a Apple prefere guardar tudo a sete chaves até o dia do lançamento, o que estimula rumores de mercado.