O CPQD atualizou o seu OSS para que operadoras possam utilizá-lo também na venda e instalação de banda larga sem fio (FWA, na sigla em inglês) sobre as redes 4G e 5G. 

Pelo painel do OSS, que fica instalado na nuvem, as equipes de marketing e de operações das teles enxergam todo o inventário de rede, como, por exemplo, a localização das torres celulares e sua cobertura, o que pode indicar áreas com potencial para serem exploradas pelos times de vendas.

Além disso, o CPQD já tem pronto um protótipo de aplicativo móvel para auxiliar o consumidor a instalar o CPE de FWA na melhor localização possível em sua casa, ou seja, onde for mais perto de uma torre celular da operadora e com menos obstáculos pelo caminho. O app indica a localização da antena mais próxima e fornece uma série de orientações para o consumidor, como posicionar o CPE perto de uma janela e em um lugar alto. A ideia é embarcar essa solução dentro dos apps das operadoras que adotarem o OSS do CPQD.

A autoinstalação do CPE reduz os custos para a operadora, aumentando a competitividade do FWA frente a outras tecnologias, como a fibra, explica Luiz Spera, gerente de estratégia para o mercado de telecom do CPQD, em conversa com Mobile Time.

“Enquanto em uma rede GPON você tem que ligar para a operadora, checar a viabilidade, fazer agendamento e receber um técnico na sua casa, no FWA não tem nada disso”, compara.