O Nubank (Android, iOS) lança gradualmente para sua base de 90 milhões de clientes no Brasil uma nova ferramenta de segurança contra golpes e fraudes. A Chamada Verificada identifica as ligações legítimas do banco digital, ao abrir o app.
A solução funciona da seguinte maneira: ao receber uma ligação, deve-se abrir o app do Nubank para visualizar um alerta na tela inicial e checar se a chamada é do banco ou de parceiros credenciados. A Chamada Verificada não se aplica caso o cliente ligue proativamente. As ligações são identificadas no aplicativo a partir do momento em que o usuário atende a ligação.
Outras camadas de segurança
A novidade vem a se somar a outras medidas de segurança desenvolvidas pelo Nubank, como o Modo Rua, o Hub de Segurança e o Alô Protegido.
O Modo Rua limita o valor das transações quando o usuário está fora de redes Wi-Fi autorizadas por ele mesmo, como de sua casa ou do trabalho.
O Hub de Segurança é uma área do site do banco que reúne dicas e explica como evitar um golpe.
Já o Alô Protegido bloqueia automaticamente chamadas suspeitas de supostas centrais de atendimento onde os telefones de origem são camuflados e são substituídos pelo número de contato do banco digital. Neste caso, é preciso ativar a funcionalidade no app do Nubank acessando o menu Segurança. A função está disponível inicialmente para usuários Android.
Disponibilidade
A Chamada Verificada será disponibilizada para toda a base de clientes de forma gradual nas próximas semanas.
Análise
A solução de chamada verificada desenvolvida pelo Nubank chega às vésperas do lançamento comercial do Stir/Shaken, sistema padronizado de autenticação de chamadas de telemarketing que as grandes operadoras vão lançar. O problema é que o Stir/Shaken depende de atualizações de sistema operacional e app de chamadas, e só vai funcionar se o usuário estiver conectado a uma rede 4G ou 5G quando receber a ligação.