Relatório divulgado nesta sexta-feira, 4, pela consultoria Asymco, revelou que Samsung e Apple concentraram a espantosa fatia de 99% dos lucros do mercado global de handsets no primeiro trimestre de 2012.

Segundo dados do IDC, no referido período, a Samsung abocanhou um share de 29,1% do mercado mundial de smartphones, ao tempo que a Apple ficou com 24,2%.

Segundo a Asymco, a dupla é responsável por 99% dos lucros operacionais globais do mercado de handsets (que inclui não só os smartphones, mas os demais tipos de telefones móveis). Nesse caso, contudo, a ordem se inverte: enquanto a Apple lidera com 73%, a Samsung vem na segunda colocação, com 26% dos lucros.

Os dados confirmam a fase de ouro da Apple, que em seu balanço do primeiro trimestre auferiu lucros de US$ 11,6 bilhões. Entre as demais fabricantes, a HTC foi a única que conseguiu atingir a marca de 1% dos lucros. LG, Motorola, Nokia, RIM, e Sony tiveram prejuízos em suas respectivas divisões de mobilidade, e por esse motivo nem sequer figuram no índice da Asymco.

Ao final de 2011, as empresas já mantinham posição soberana no mercado global de handsets, com quase 90% dos lucros, segundo dados do UBS.