Nokia e RIM – criticadas por sua baixa performance na competição com Samsung e Apple nos mercados de alta tecnologia – prometeram esta semana o lançamento de novos produtos, dentre os quais novos tablets, embora não tenham estabelecido datas.

O CEO da RIM, Thorsten Heins, afirmou que a empresa lançará a esperada versão LTE de seu criticado tablet PlayBook até o fim do ano, embora não tenha dado prazos mais precisos.

Algo semelhante fez o chairman da Nokia Jorma Olilla, que afirmou que a empresa finlandesa lançaria em breve uma gama de novos devices, incluindo tablets.

Não há informações, contudo, quanto à data de lançamento desses produtos. A Nokia vem sendo bastante criticada por sua demora em aderir ao mercado de tablets, o qual, se ainda não tem o porte do de smartphones, é importante para atrair consumidores de produtos high-end.

Olilla admitiu, em entrevista ao jornal britânico Financial Times, que a Nokia demorou a reagir ao iPhone, mas afirmou que a empresa está mudando, se tornando mais rápida, e que os novos produtos e serviços lançados conseguiriam botá-la novamente no jogo das grandes.

Embora não tenha sido ratificado pelo executivo, o mercado dá como certo que o primeiro tablet da Nokia rodará o OS Windows 8, seguindo a linha de produtos Windows Phone preconizada pelos smartphones Lumia.