O sistema operacional Android está presente em mais da metade dos smartphones usados pelos norte-americanos. De acordo com a pesquisa mensal feita pela comScore, entre janeiro e abril deste ano, a plataforma do Google elevou sua participação na base instalada de smartphones nos EUA de 48,6% para 50,8%. No mesmo intervalo de tempo a Apple também cresceu, passando de 29,5% para 31,4%. Enquanto isso, a RIM, fabricante do BlackBerry, segue ladeira abaixo: caiu de 15,2% para 11,6%. E a Microsoft, apesar do grande investimento em marketing com o lançamento da linha Lumia da Nokia, baixou de 4,4% para 4%. Completa a lista o Symbian, que diminuiu de 1,5% para 1,3%. Ao fim de abril havia 107 milhões de smartphones em funcionamento nos EUA, o que representa um crescimento de 6% frente a janeiro.

A comScore mediu também o market share entre os fabricantes de aparelhos nos EUA. A Samsung manteve a liderança, aumentando seu share de 25,4% para 25,9%. A LG vem em segundo lugar, mas perdeu um pouco de participação, caindo de 19,7% para 19,2%. A Apple vem em terceiro, subindo de 12,8% para 14,4%. A Motorola caiu do terceiro para o quarto lugar, baixando de 13,2% para 12,5%. A HTC completa o ranking dos cinco principais fabricantes, com 6% (em janeiro tinha 6,4%).

Conteúdo móvel

No que diz respeito ao uso de funcionalidades extras dos telefones celulares, houve pequenos crescimentos (entre 0,3 e 1,6 ponto percentual) em quase todos os serviços medidos pela pesquisa, à exceção de mensagem de texto, que verificou uma queda de 0,5 ponto percentual. De acordo com a comScore, no período entre fevereiro e abril, 74,1% dos assinantes de telefonia móvel norte-americanos enviaram mensagens de texto para outros celulares; 50,2% baixaram apps; 49% usaram browser; 36% acessaram redes sociais ou blogs; 33,1% jogaram games; e 25,8% ouviram música em seus celulares.