Uma pesquisa da Opinion Box encomendada pela Adyen revelou que um terço (32%) dos clientes ativos de Pix no Brasil conhecem o serviço do Pix Automático mesmo antes de seu lançamento, que está agendado para o próximo dia 16 de junho.

E a vasta maioria (90%) dos usuários do Pix disseram que têm interesse em experimentar.

Apresentado por Rodrygo Moço, head de produtos da adquirente, durante evento organizado pelo Banco Central e pela Zetta em São Paulo nesta quarta-feira, 4,  o estudo contou com 2,2 mil pessoas para entender os hábitos dos consumidores no arranjo de pagamento instantâneo.

Para o executivo, o resultado da pesquisa ocorre pelo trabalho de educação do ecossistema financeiro para o usuário, assim como pela percepção de valor do Pix como marca junto ao consumidor.

Entre os usos que os brasileiros mais querem fazer com o Pix Automático estão pagar contas de utilities (55%), streaming (34%) e academias (24%). Entre os principais atrativos estão não precisar lembrar de realizar o pagamento (55%) e evitar atrasos ou multas (46%).

Em contrapartida de adotarem o futuro arranjo, os consumidores querem benefícios como cashback (47%), isenção de taxas (37%) e cancelamento facilitado (25%).

Pix no dia a dia

O estudo revela ainda que 30% dos brasileiros fazem pagamentos via Pix todos os dias e 50% algumas vezes por semana. A maioria (84%) fazem transferência P2P (entre pessoas) seguida por pagamento de serviços (60%), compras presenciais (44%) e compras online (42%).

O valor das transações varia de R$ 51 e R$ 250.

Cartão de crédito

Apesar da ampla utilização do Pix pelos brasileiros, o cartão de crédito ainda é o meio de pagamento favorito para 61% contra 26% que preferem o Pix. Entre os motivos para usarem estão benefícios como acúmulo de pontos ou milhas (81%), parcelamento de compras (53%) e cashback (37%).

Imagem principal: Ilustração produzida por Mobile Time com IA

 

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