A head de experiência digital do usuário no Globoplay, Roberta Ribeiro, acredita que a entrada do Pix Automático como opção ao seu modelo de assinatura recorrente trará segurança maior para a empresa aderir ao Pix, em especial pela baixa possibilidade de ter fraude.
A segurança foi uma das vantagens citadas por representantes de serviços recorrentes em evento organizado pelo Banco Central e pela Zetta para promover o Pix Automático em São Paulo nesta quarta-feira, 4.
Ribeiro citou ainda que o modelo atual de recorrência de serviços digitais, que é baseado majoritariamente em cartão de crédito, tem “obstáculos” em renovações. Isso abre a possibilidade de o streaming da Globo adotar o Pix Automático, que é tido como mais fluído e pode atingir um novo público.
“Nós temos um propósito de levar entretenimento para todos os brasileiros. Mas tem uma parcela da população que não alcançávamos: os usuários sem cartão crédito. Nós esperamos levar o Globoplay para usuários que não tinham até então meios para adquirir a assinatura”, disse a executiva. “Mas o benefício principal é a confiança no meio de pagamento”, completou.
Pix Automático para Amazon e OLX
Por sua vez, Vitor Bittencourt, gerente de pagamento de produtos da Amazon, afirmou que o Pix Automático se diferencia por colocar o cliente no centro da tomada de decisão. No caso da sua companhia, o executivo explicou que o novo arranjo de pagamento permitirá que o consumidor tenha acesso a serviços antes limitados ao débito ou ao cartão de crédito. Mas principalmente, Bittencourt reforçou que o Pix Automático dá a opção para que o cliente cancele um serviço a qualquer momento.
Já Flávio Aguiar, diretor de Soluções Financeiras do Grupo OLX, elogiou o aumento do leque de opções de pagamento no ecossistema digital.
“Nós, que somos empresas do meio eletrônico, queremos dar opções de pagamento no checkout. Dar opções boas para o consumidor, com transparência, usabilidade e segurança. Isso (Pix Automático) traz uma associação de marca e confiança para todas as empresas, em especial àquelas baseadas em recorrência”, afirmou Aguiar.
Imagem principal: Painel de serviços recorrentes no Conexão Pix do BC e Zetta (crédito: Henrique Medeiros/Mobile Time)