Os serviços ilimitados recentemente oferecidos pelas diversas operadoras de telefonia móvel para realização de ligações, envio de mensagens de texto ou para conexão com a internet têm contribuído para o aumento da utilização de ferramentas de interatividade pelos usuários.

Com o barateamento proporcionado por esses pacotes ilimitados, muitos serviços têm atingido níveis inéditos de utilização no Brasil, um dos exemplos é o SMS (Short Message Service – Serviço de Mensagem Curta). O envio das populares mensagens de texto bateu recordes em todas as operadoras no ano passado, revelando, assim, um mercado em potencial que envia bilhões de mensagens mensalmente. Dessa forma, as vantagens não aparecem apenas para os clientes.

Grande parte dos consumidores utiliza essas ferramentas para interagir não apenas com outros usuários, mas também para manter a comunicação com empresas de interesse, seja participando de promoções ou respondendo aos mais diferentes tipos de pesquisas. Com a facilidade de uso e o baixo custo, a ferramenta passou a fazer parte do cotidiano dos brasileiros.

Um estudo realizado pela Acision (líder mundial em mensagens móveis), divulgado em 2011, mostrou que o envio médio de mensagens de texto para celulares pelos consumidores entrevistados no Brasil havia ficado em torno de 40 por mês. A pesquisa também revelou que apenas 12% das pessoas que utilizam celulares não enviam SMS. Uma das principais razões apontadas para o desinteresse desses usuários na ferramenta foi o custo, considerado alto no período da pesquisa.

Esse é um problema que está sendo solucionado com a oferta cada vez maior dos pacotes ilimitados. Com a facilidade, o número de pessoas que aderem à ferramenta SMS tende a ser cada vez maior. Mesmo diante de novas tecnologias de comunicação, como os chats gratuitos da internet, o SMS não perde espaço, isso em razão de ser eficiente, simples, direto e pouquíssimo invasivo.

É importante que as empresas saibam aproveitar esse momento único vivenciado pelo mercado de tecnologia nacional. O potencial do SMS é ilimitado, podendo se integrar a campanhas em qualquer área de negócio. Hoje, estamos presenciando o crescimento do setor em um cenário sólido, baseado em bons produtos e com a confiança dos consumidore