A startup de inteligência artificial Ursula obteve um investimento de R$ 20 milhões nesta sexta-feira, 4. A rodada foi capitaneada pelo Village Global e pela Prosus, a controladora de iFood, OLX, Decolar e Sympla.
Em seu perfil no Linkedin, o CEO do iFood e da Prosus na América Latina, Diego Barreto, disse que estão olhando de forma “muito intencional para o potencial de IA feita no Brasil: “Somos brasileiros e queremos mais tech brasileira”, disse.
Barreto, que assumiu recentemente a posição na Prosus e acumulará com a plataforma de delivery, disse ainda que este é “o quarto investimento em startups de IA” que fizeram nos últimos seis meses” e reforçou que “tem mais vindo aí”.
Também participaram os fundos Betaworks e Norte Ventures, assim como os seguintes investidores-anjo do mercado de mídia e tecnologia:
- Alex Chung, fundador do Giphy;
- Fred Seibert, ex-presidente da Hanna-Barbera e co-fundador da MTV;
- Jorge Mazal, ex-CPO do Duolingo;
- Matheus Trentini, P&D da Riot Games.
Ursula e sua estratégia
Se apresentando como deep tech de IA, a Ursula trabalha com criação de personagens virtuais com arquitetura cognitiva para ser uma IA emocional, ou seja, uma tecnologia capaz de compreender e reproduzir as emoções humanas. Algo que é feito com grandes modelos de linguagem (LLM), IA simbólica e memória duradoura.
O dinheiro recebido ajudará a startup na ampliação do quadro de funcionários, desenvolvimento de produtos e da tecnologia de geração de personagens. Atualmente, a tecnologia está em desenvolvimento e tem uma lista de espera para testadores.
Imagem principal: Ilustração produzida por Mobile Time com IA