A febre em torno do game móvel Pokemon Go (Android e iOS) é tão quente que autoridades e empresas de serviços públicos no Brasil começam a ficar preocupadas com a possibilidade de acidentes. O Metrô de São Paulo, por exemplo, botou no ar uma campanha em suas redes sociais nesta quinta-feira, 4, alertando sobre os riscos de se jogar Pokemon nas plataformas de embarque (veja imagem abaixo).

Para se ter uma ideia do sucesso, o termo Pokemon Go registrou mais de 1,3 milhão de menções no Twitter brasileiro entre 0h e 16h desta quinta-feira, 4, revelou a empresa ao MOBILE TIME. O jogo da Nintendo, em parceria com a produtora Niantic, estreou no Brasil e na América Latina na quarta-feira, 3.

O aplicativo é o lançamento de maior sucesso da história do jogos para dispositivos móveis, sendo baixado mais 75 milhões de vezes em menos 20 dias de existência. Atualmente, estima-se que já tenha passado dos 100 milhões. Fora da América Latina, está presente em 32 mercados.

‘Manual de Conduta’

A Intel Security chama a atenção que os usuários poderão encontrar situações de risco no mundo real, uma vez que o usuário deve andar com o celular o tempo todo. Em uma espécie de “manual de conduta”, a empresa sugere aos usuários:

– Evitar visitas a lugares sozinhos para não serem assaltados;
– Prestar atenção ao redor para evitar acidentes e colisões;
– Respeitar o ambiente, como igrejas, escolas e hospitais;
– Não jogar enquanto estiver dirigindo ou guiando algum meio de transporte;
– Ter cuidados no período noturno;
– E possuir um software de segurança instalado no smartphone ou tablet, para proteger em caso de perda ou roubo.