A tendência de oferecer chamadas de voz ilimitada chegou agora aos planos do tipo Controle. A TIM é a primeira operadora a fazer esse movimento, com a reformulação da sua oferta nesse segmento.

A partir de agora, a operadora tem dois planos controle, o Controle Light e o Controle B. O primeiro custa R$ 39,99 ao mês e inclui 2 GB de dados (antes eram 1,5 GB), ligações ilimitadas on-net (ou seja, de TIM para TIM) e 25 minutos para chamadas locais para outras operadoras. O Controle B, por sua vez, custa R$ 54,99 por mês e traz 3 GB (antes eram 2 GB); ligações ilimitadas para qualquer operadora em todo o País (desde que usado o código 41 nas chamadas interurbanas); e uso gratuito de WhatsApp, ou seja, sem desconto da franquia de dados, para troca de mensagens de texto, fotos, vídeos e áudios. A operadora também oferece pacotes casando o plano Controle B com a compra de smartphones com desconto, em troca de um contrato de fidelidade de 12 meses.

Questionado se espera que os concorrentes sigam o mesmo caminho e tragam voz ilimitada para seus respectivos planos controle, o CMO da TIM, Daniel Cardoso, respondeu: “Muita vezes a imitação é a melhor forma elogio. Não posso falar pelos outros, mas o mercado tem estado bem competitivo. Os movimentos são rápidos. Temos mantido o DNA da TIM de trazer as novidades e queremos continuar desta forma.”

O objetivo da TIM é acelerar a migração de clientes pré-pagos para planos controle, que são a porta de entrada depois para planos pós-pagos “puros”, e também atrair usuários de outras operadoras, via portabilidade.

Vale lembrar que dois meses atrás a TIM adotou voz ilimitada em seus planos pós-pagos, após uma reformulação completa do seu portfólio, agora chamado de TIM Black. Claro e Oi também tem ofertas de voz ilimitada, mas somente em planos pós-pagos por enquanto.