A receita global de smartphones do segundo trimestre de 2025 cresceu 10%, chegando a US$ 100 bilhões, o maior nível deste período até o momento, de acordo com o mais recente serviço Market Monitor da Counterpoint Research. No caso das remessas globais, houve um aumento de 3% em relação ao ano anterior durante o trimestre. Enquanto isso, o preço médio de venda global (ASP) também atingiu o pico do segundo trimestre, subindo 7% em relação ao ano anterior no segundo trimestre de 2025, aproximando-se de US$ 350.

Gráficos de participação na receita (acima) e de média de preço de venda. Crédito: divulgação: Counterpoint
Apple: responsável por mais de 40% da receita global
A Apple foi o destaque do período, sendo responsável por 43% da receita global e com crescimento de 13% nas remessas mundiais no trimestre em comparação com o mesmo período de 2024. A fabricante norte-americana encerrou o segundo trimestre do ano com 17% de participação de envio ao mercado global. O preço médio de venda (ASP) de um iPhone ficou em US$ 879, acima dos US$ 858 de um ano atrás.
O iPhone 16 foi o principal impulsionador em diversas regiões do mundo e os embarques nos Estados Unidos acabaram sendo antecipados por conta das ameaças do tarifaço de Donald Trump. E, se o iPhone 16e teve forte venda no Japão, tornando o país uma das regiões de crescimento mais rápido para a Apple, mercados emergentes como Oriente Médio, África e Índia continuam apresentando forte expansão, segundo analistas da Counterpoint.
Samsung
A liderança em volume global de embarques de smartphones continua com a Samsung, com 20% do market share dos envios globais. Já o revenue share ficou 1 ponto percentual abaixo de um ano atrás, passando para 15%, apesar do crescimento de receita de 4% na comparação anual. O ASP da marca caiu para US$ 270 contra US$ 279 de um ano antes. Os responsáveis pelo incremento da marca sul-coreana foram os modelos intermediários, em especial a linha A. A série Galaxy S25, assim como o S25 Edge, impulsionaram no segmento premium
OPPO
A OPPO registrou no fim do trimestre 8% de participação nos envios globais de smartphones. O revenue share ficou em 7%. O destaque da fabricante ficou para o incremento de 14% no preço médio de venda (ASP) no 2T25, passando para US$ 270 contra US$ 240 do mesmo período de 2024, o maior crescimento entre as cinco principais marcas. Counterpoint atribui o momento da OEM às apostas no segmento premium, liderada pelas linhas Reno 13 e Find X8.
vivo
A vivo teve crescimento de 4% na receita global na comparação com o 2T24, enquanto houve incremento de 5% nos embarques. Destaque para sua expansão em mercados como Índia, Oriente Médio, África e América Latina, mas também incremento gradual na Europa.
Xiaomi
E a Xiaomi manteve o mesmo preço médio de venda (US$ 152), enquanto sua participação nos envios globais caiu 1p.p., indo para 14%. Sua participação na receita mundial de venda de smartphones caiu 1 p.p. também, indo para 6%.
Counterpoint estima que o crescimento do segmento premium continuará em volume ao longo do ano e, consequentemente, a receita também aumentará. Modelos com inteligência artificial generativa puxarão a demanda, assim como smartphones dobráveis.