A Dr Benefício é uma startup de Santos que oferece uma série de benefícios em saúde, como acesso a consultas e exames na rede privada com uma tabela diferenciada de preços, checkups preventivos, orientação médica etc. Seu público alvo são as pessoas que não contam com um plano de saúde, mas que querem ter acesso a um atendimento mais ágil que o SUS. Em operação comercial desde janeiro na Baixada Santista, o serviço conta com 8,6 mil vidas e projeta alcançar 50 mil até o fim do ano.

“70% da população brasileira não tem plano de saúde suplementar. Quem tem está insatisfeito com o que contratou ou não consegue mais pagar. Nos últimos três anos 3 milhões de pessoas perderam seus planos de saúde”, relata Beto Montoro, fundador da Dr Benefício.

A startup reuniu uma rede de clínicas e médicos particulares na Baixa Santista e consegue garantir que seus beneficiários realizem uma consulta ou exame dentro de sete dias e a um preço acessível. A Dr Benefício não tem qualquer participação na receita gerada com esses atendimentos. Sua monetização provem exclusivamente da cobrança de uma mensalidade dos seus usuários, que custa R$ 59,90 no pacote para uma família com um titular e até quatro dependentes, por exemplo.

Ao longo do teste piloto que realizou no ano passado, Montoro entendeu que obteria resultados melhores comercializando seu serviço através de corretores. “Nosso produto precisa de pessoalidade e corpo a corpo na venda. O brasileiro não está preparado para consumir serviços de saúde 100% digitais”, afirma.

Essa mesma pessoalidade é necessária no atendimento aos beneficiarios, ainda que feito remotamente. Hoje, 90% dos atendimentos  da Dr Benefício acontecem via WhatsApp e 10%, por telefone. “Embora o WhatsApp seja digital, ele tem uma sensação de pessoalidade que o telefone também tem, porque você sabe que é uma pessoa do outro lado. O WhatsApp é o máximo que a gente consegue chegar de tecnologia em atendimento em saúde para o público que atingimos”, comenta Montoro.

Propaganda sobre o serviço de orientação médica da startup

Na maioria das vezes, quem entra em contato com a central da Dr Benefício quer um médico, mas não sabe a especialidade. Nesse atendimento, seja por WhatsApp ou telefone, é realizada uma série de perguntas para identificar qual a verdadeira necessidade da pessoa. São médicos e enfermeiros de plantão que passam as orientações. Em 70% dos casos, não é preciso agendar uma consulta: recomendações de autocuidado são suficientes. Nos 30% restantes, pode ser necessária uma consulta, ou o encaminhamento para o pronto-socorro, ou mesmo a solicitação de um atendimento de emergência com o SAMU. É a Dr Benefício que se encarrega de agendar a consulta ou exame para seu usuário.

A empresa chegou a desenvolver algumas versões de um app, mas ainda não conseguiu chegar a um resultado que lhe agradasse. Uma nova versão será lançada nos próximos meses com foco em consulta de serviços.

Checkup e outros serviços

Pouco a pouco, a Dr Benefício vem adicionando novos serviços para seus clientes. Em breve, eles terão acesso a seguro de vida e assistência funeral, em uma parceria firmada com a Porto Seguro, por exemplo.

Outra novidade será a oferta de checkups gratuitos, em parceria com o laboratório Cellula Mater, de Santos. Serão distribuídos por SMS vouchers para 8 mil checkups a serem feitos em outubro com exames de sangue, fezes e urina. A ideia é focar em prevenção, o que gera uma economia futura. Esses exames podem diagnosticar precocemente doenças como pré-diabetes, anemia, leucemia e infecções em geral.

“A Dr Benefício procura fazer tudo o que os reguladores permitem que se faça sem que entremos em conflito com normas do CRM, ANS, Susep etc”, explica Montoro. “Os clientes querem microcrédito, mas ANS não deixa.  Há uma série de melhorias que poderíamos fazer, mas órgãos reguladores não permitem”, critica.

A startup começa a avaliar a entrada em outras regiões, mas através de parcerias locais. Uma das áreas em análise é Campinas, informa Montoro.