O serviço de orientação médica Saúde a Qualquer Hora (Android, iOS), da APIS Health Tech, acaba de adotar o WhatsApp como novo canal de atendimento, no qual conta com um “médico virtual”, um robô de conversação batizado como Dr. Zapp. Ele oferece informações e conteúdos diversos sobre saúde, incluindo uma triagem de Covid-19. Se necessário, direciona os assinantes a uma central de atendimento 24/7, composta por enfermeiros, farmacêuticos e médicos, prontos para prover orientação médica por chat dentro do WhatsApp ou por chamada telefônica.

O Saúde a Qualquer Hora é um serviço voltado principalmente para o público que depende do Sistema Único de Saúde (SUS). Estima-se que haja 160 milhões de brasileiros sem plano de saúde privado. Essas pessoas esperam horas para serem atendidas em unidades de saúde pública e meses para realizar um exame. Com a orientação remota de um profissional de saúde, podem evitar uma ida desnecessária a uma unidade do SUS.

Quando se cadastra no serviço, o usuário preenche um questionário informando uma série de dados sobre seu histórico de saúde. Isso orienta o trabalho dos atendentes quando a pessoa liga para a central. “Temos linhas de cuidados diferentes de acordo com o paciente. É tudo muito guiado, seguindo protocolos médicos inseridos no sistema para dar a orientação. Mas às vezes a pessoa liga precisando mais do acolhimento do que de um atendimento médico em si. É o caso de muitos idosos ou de pessoas passando por uma situação difícil de saúde”, relata o CEO da APIS Health Tech, Diogo Guimarães, em conversa com Mobile Time.

De acordo com o executivo, 60% dos contatos feitos na central do Saúde a Qualquer Hora são resolvidos remotamente. Nos demais, os atendentes orientam o usuário sobre qual especialidade médica procurar, ou se é necessário solicitar um atendimento de emergência. “Podemos fazer a triagem de uma situação de emergência, como um infarto, e orientar a pessoa a chamar o Samu. Em outros casos, filtramos o mau uso da rede de saúde pública”, explica.

A mensalidade do serviço é de R$ 9,90, sem tempo mínimo de fidelidade ou multa. Lançado no começo de 2019, o Saúde a Qualquer Hora conta hoje com 80 mil assinantes e a empresa espera que a base chegue perto de 200 mil até o final deste ano.

Revendas

Inicialmente, o serviço era comercializado exclusivamente através de parceiros, incluindo um banco e dois varejistas. Recentemente, a APIS Health Tech adotou também o modelo de venda direta ao consumidor final. Esse lançamento já estava previsto antes da pandemia, mas veio bem a calhar neste momento em que os parceiros de revenda no varejo estão com as lojas fechadas, o que reduziu a aquisição de novos assinantes.

A adoção do WhatsApp como canal de atendimento e a criação do bot Dr. Zapp se devem justamente à adesão ao modelo B2C pela empresa. “Em vez de ir na contramão de forçar a pessoa a baixar meu app e ter um plano de dados, entendemos que seria um diferencial ter o serviço no WhatsApp. Esse aplicativo de mensagens está instalado em 99% dos smartphones brasileiros e as operadoras não cobram pelo seu tráfego de dados”, justifica Guimarães.