Os latino-americanos ou seus descendentes que vivem nos EUA têm um sistema operacional preferido: Android. É o que mostra um levantamento feito pela Flurry, com base em números coletados por apps que geram mais de 1 bilhão de sessões por dia nos EUA. A empresa procurou identificar os aplicativos que interessam ao público hispânico daquele país. Para tanto, levantou quais apps são acessados ao menos por um telefone configurado em espanhol para cada 20 em inglês. A partir desse critério, descobriu-se que 15% dos apps que têm ao menos 50 usuários por dia nos EUA são apps usados pelo público hispânico. Ao se separar por sistema operacional, contudo, notou-se um abismo entre Android e iOS. Enquanto entre apps Android 47% são usados por latinos, no iOS o percentual cai para 4%.

Marcas

Atualmente, 12% da população dos EUA fala espanhol e 50 milhões dos habitantes do país são de origem latina. Esse mercado movimentará US$ 1,5 trilhão na economia norte-americana em 2015, segundo projeção da Forbes. Em seu relatório, a Flurry critica o fato de muitas marcas nos EUA terem investido até agora apenas em apps para iOS, deixando o Android de lado. "Nossos números mostram que para atingir o público que fala espanhol os publicitários precisarão investir em Android",  escreveu Mary Ellen Gordon, analista do Flurry. O título do seu relatório resume a questão: "Android fala espanhol, mas as marcas não falam Android".