A Liga Nacional de Basquete (LNB), organizadora do torneio NBB Caixa, está com planos mais próximos das multiplataformas. Em resposta por e-mail a Mobile Time, a Liga confirmou que há planos para lançar um aplicativo próprio, em breve, além de uma plataforma de vídeo sob demanda. “Estamos estudando a criação de um app do NBB a curto prazo. E, para a próxima temporada, planejamos um OTT para cobrirmos 100% das partidas e contarmos com sistema VOD também”, respondeu a equipe de comunicação da LNB a esta publicação.

Um dos motivos para a liga de basquete apostar neste segmento é o sucesso das transmissões dos jogos via redes sociais. Apenas no Twitter, mídia onde possui mais de 116 mil seguidores, 44% de sua audiência de seguidores utiliza iOS e 43%, Android. Importante frisar que este dado considera múltiplos dispositivos, tanto que o PC ainda responde pela maior parte dos acessos (92%).

Na divisão por operadoras, 53% dos usuários são da Vivo, 46% da Claro, 41% da TIM e 9% da Nextel. Os números aqui também consideram múltiplas linhas, por isso extrapolam os 100%.

No entanto, a principal audiência do NBB é o Facebook, onde há 645 mil seguidores em sua página. Não à toa que a liga disponibiliza mais partidas na mídia social de Mark Zuckerberg.

Temporada

Na última segunda-feira, 1º, a Liga Nacional de Basquete apresentou seu calendário para 2018/2019. Em sua 11ª edição, que começa no próximo dia 13, a competição terá transmissão de jogos de seis dias por semana: segunda-feira no Facebook, terça-feira na ESPN, quarta-feira no Twitter, quinta-feira no Bandsports, sexta-feira no Fox Sports e sábado na Band. Nota-se que a parceria entre os canais Globo chegou ao fim. Em seu lugar entrou Fox Sports, ESPN e Bandsports. O acordo é válido por dois anos.

A Liga espera que ter 35 jogos a mais em sua grade de transmissão via streaming. Por meio deste modelo multiplataforma, eles pretendem bater todos os recordes de transmissão. Vale lembrar, a NBB foi a primeira liga do Brasil com serviço de streaming para usuários, porém apenas para web.