O Spotify (AndroidiOS) anunciou um catálogo de mais de 150 mil audiolivros para os assinantes Premium, nesta última terça-feira, 3. A partir de agora, esta função está disponível sem custo adicional para os usuários do Reino Unido e da Austrália. Nos Estados Unidos ainda será lançado este ano, sem data definida.

De acordo com a empresa, será disponibilizado um total de 15 horas para o usuário conseguir escutar por mês. Isso significa que os assinantes poderão ouvir, em média, um livro e meio, visto que um audiolivro médio tem uma duração de sete a 10 horas. É possível checar nas configurações do aplicativo a qualquer momento quantas horas restam. É permitido baixar para ouvir offline.

Serão incluídos títulos de grandes editoras internacionais, como Hachette, HarperCollins Publishers, Macmillan, Penguin Random House, Simon & Schuster e RB Media, assim como de autores e editoras independentes, como Bolinda, Dreamscape e Pushkin.

Por enquanto, o recurso está restrito aos assinantes premium. O Spotify afirma, em seu blog, que está trabalhando para desbloquear os acessos dos títulos para os outros assinantes no futuro.

Como ouvir

Para ter acesso aos títulos, basta pesquisar o audiolivro que deseja e, em seguida, apertar o play no primeiro capítulo. Também é possível escutar uma prévia do título. O Spotify está incorporando na sua página inicial algumas recomendações de audiolivros.

Audiolivros lançados em 2022

Em setembro do ano passado, a companhia tinha anunciado o lançamento de audiolivros nos EUA com mais de 300 mil títulos. Posteriormente, o acesso chegou aos países do Reino Unido, Irlanda, Austrália, Nova Zelândia e Canadá. O diferencial é que antes era necessário adquirir o audiolivro no site e depois incorporar na biblioteca do usuário, realizando uma compra à parte da assinatura. Agora, o catálogo estará disponível para os clientes premium, sem necessidade de fazer o pagamento extra pelo produto.