Yes, Proposition 22Com 58% dos votos para o “sim”, os californianos aprovaram na manhã desta quarta-feira, 4, a Proposition 22. Foram 6,7 milhões de votos a favor da medida que poupa as grandes empresas de tecnologia de entregas e delivery de gastarem centenas de milhões de dólares em direitos trabalhistas. Já o “não” ficou com aproximadamente 42%, ou mais de 4,7 milhões de votos.

O sim dá às empresas como Uber, Lyft, DoorDash, Instacart e Postmates uma vitória importante e contorna uma nova lei, a Assembly Bill 5, que havia entrado em vigor em 1º de janeiro deste ano, que determinava se os trabalhadores são empregados com direito às proteções e aos benefícios trabalhistas, tornando mais difícil para as empresas de tecnologia a continuarem tratando seus motoristas como autônomos sem direitos e proteções básicos.

No, Proposition 22Mas, com a Proposition 22 aprovada, os motoristas parceiros que usam os aplicativos são considerados como trabalhadores autônomos e não funcionários dessas companhias.

Nesta manhã, as ações de Uber subiram 11,5% e as da Lyft 9,5%.

A Prop 22, ou a Iniciativa de Políticas de Trabalho e Contratados com base em aplicativos, foi basicamente financiada pelas companhias interessadas no assunto: Uber, Lyft, Instacart e DoorDash que, juntas, gastaram mais de US$ 200 milhões, o que tornou esta a eleição mais cara da história do estado, segundo a Reuters e outros noticiários norte-americanos. Este foi o primeiro embate nos Estados Unidos, mas, segundo o jornal The Washington Post, a Proposition 22 poderá ser replicada no restante do País.